Treinamento com a equipe da Agência Transfusional da Irmandade SCMP.

Esta notícia foi acessada por 1126 visitante(s).

No dia 21 de Setembro de 2016 foi realizado treinamento com a equipe da Agência Transfusional da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Pirassununga. O evento foi organizado pela enfermeira Thulssa A. G. Medeiros dos Santos , atuante no setor de Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, (CCIH) juntamente com a técnica de segurança do trabalho Maria Patrícia da Silva do setor de Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), com o intuito de qualificar os colaboradores destes setores.

Os assuntos abordados no treinamento foram a atuação do setor de comissão de controle de infecção hospitalar dentro de nossa Instituição e sua importância, assim como as legislações que norteiam o trabalho desta comissão, a problemática das infecções relacionadas à assistência a saúde (IRAS) assim como a prevenção das IRAS através da higienização das mãos com ênfase nos 05 momentos, pois esta é a medida mais importante na prevenção e no controle das infecções, sendo uma ação simples, rápida e de baixo custo. Também foi abordada a importância das precauções e dos isolamentos, a forma de transmissão das doenças, os tipos de precauções e a importância da utilização dos equipamentos de proteção individual adequados para cada tipo de isolamento.

A técnica de segurança do trabalho Maria Patrícia também abordou a importância de informar aos colaboradores quanto aos riscos que possam estar expostos durante o exercício de trabalho, as ações que eliminam ou minimizam os riscos no ambiente de trabalho, o fluxograma com orientações quanto ao procedimento em caso de acidente de trabalho comum e nos casos de acidente de trabalho com pérfuro-cortante. Também foi abordado o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) em que foi abordada a importância do descarte correto dos resíduos hospitalares.