O GVVS foi fundado em Pirassununga/SP, em setembro de 1979, pela Sra. Sebastiana Valline Netto, mais conhecida por “Tianinha”, que conheceu e se inspirou no trabalho dos voluntários do Hospital do Câncer (Hospital A. C. Camargo) de São Paulo quando lá ficou internada.
O objetivo principal do grupo é dar assistência ao doente internado pelo S.U.S. (Sistema Único de Saúde) através do trabalho direto do voluntário junto ao paciente internado, guarnecer o roupeiro das clínicas que atendem este setor e fornecer materiais diversos utilizados nas várias áreas que compõe o hospital.
Podemos dividir o trabalho dos voluntários praticamente em 4 setores:
1) Equipe de Costura:
Composta de voluntárias que costuram os lençóis, fronhas, camisolas, pijamas e demais confecções específicas utilizadas dentro do hospital; providenciam toalhas de banho, cobertores, travesseiros e demais itens.
2) Equipe de Voluntário que trabalha direto ao paciente internado:
Composta de voluntários que auxiliam nas clínicas na hora do banho ou das refeições, na Ouvidoria hospitalar e demais setores.
3) Equipe de Artesanato:
Composta de voluntários que se reúnem semanalmente e têm como objetivo manufaturar prendas diversas que são vendidas em dois bazares durante o ano (Dia das Mães e Natal).
4) Equipe de Brechó:
Composta de voluntários que arrecadam doações e que as vendem semanalmente, às 3ª. e 4ª. Feiras, das 13 às 17h.
Este grupo de voluntários é de grande importância para a Santa Casa, pois além de prestar auxílio material, contribui também com a comunicação entre a população e a instituição, mediando muitas situações e trazendo críticas, sugestões e elogios, possibilitando que melhorias sejam aplicadas no hospital.
Nosso muito obrigado pela dedicação de todos e parabéns pelo belo trabalho!!
Provedoria