Treinamento Lavanderia

Esta notícia foi acessada por 508 visitante(s).

No dia 14 de Junho e dia 25 de Julho de 2016 foi realizado treinamento com a equipe do setor de processamento de roupas da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Pirassununga. O evento foi organizado pela enfermeira Thulssa A. G. Medeiros dos Santos atuante no setor de Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), juntamente com a técnica de segurança do trabalho Maria Patrícia da Silva do setor de Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT)e em parceria com Nelson Pelozzo Júnior da empresa CHT Brasil Química Ltda, com o intuito de qualificar os colaboradores deste setor.

O objetivo da lavagem de roupa é obter roupa limpa, de boa coloração e aparência, isenta de microorganismos que possam causar doenças, estando em perfeitas condições de uso. Para que isso ocorra é preciso uma série de procedimentos sem falhas, em todas as etapas, desde a coleta até o retorno à sua unidade de uso.

No treinamento foram abordadas as boas práticas no setor de processamento de roupas de serviços de saúde, prevenindo e controlando os riscos, as etapas de coleta, separação, lavagem, secagem, classificação, distribuição em perfeitas condições de higiene e armazenamento das peças de roupa, assegurando a sua integridade, em quantidade adequada a todas as unidades do hospital, de acordo com as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Portanto, o setor de processamento de roupas constitui processo de apoio essencial ao cliente hospitalar, ligado à qualidade dos cuidados médicos e especializados no atendimento ao paciente, pois está envolvido na prevenção e controle de infecção, correta recuperação, maior conforto e segurança do paciente e da equipe.